Agosto 09, 2017
Conheça as recomendações da Primavera relativamente à "Descrição do Artigo", pertencente ao ficheiro SAF-T.
TweetA informação sobre a “Descrição do Artigo” faz parte do ficheiro SAF-T (PT) e é sujeita a validação no momento em que a informação é submetida no portal da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).
Ao contrário do que acontecia nas versões anteriores do ficheiro SAF-T (PT), a AT decidiu alterar a validação do número de caracteres mínimo a constar no campo “Descrição do Artigo” de 1 para 2 na nova versão 1.04 do SAF-T (PT).
A “Descrição de Artigo” deve corresponder a um detalhe mínimo que permita aferir o tipo de mercadoria transacionada, bem como, se for o caso, o tipo de prestação de serviços.
Nestes termos, a PRIMAVERA desaconselha a utilização de descrições de artigo que, pelo seu número reduzido de caracteres ou descrição demasiado geral, não permitam a distinção da transação de mercadorias ou prestação de serviços.
Adicionalmente, e a título de sugestão, nos casos em que os ficheiros SAF-T (PT) foram gerados nas condições atrás descritas, a PRIMAVERA sugere a submissão e validação do ficheiro SAF-T (PT) na versão anterior.
Por último, esta questão não se verifica na comunicação de faturas via webservice, pelo que a PRIMAVERA propõe ainda que considere utilizar esta forma de comunicação de faturas à AT no futuro.
Escrito por:
Openlimits