Maio 05, 2016
Conheça a Internet of Things e como esta tendência tecnológica transformará o futuro das unidades industriais.
TweetA Internet das Coisas, conhecida também como Internet of things (IoT), é uma revolução tecnológica que representa o futuro da tecnologia e comunicação, cujo desenvolvimento depende da inovação em campos importantes, como os sensores wireless ou a nanotecnologia.
Este termo tem sido debatido em diversas conferências e feiras tecnológicas nos últimos anos, e surgiu da necessidade de conectar o mundo físico ao mundo virtual através da web, para facilitar e organizar tarefas simples do dia-a-dia, desde o uso de eletrodomésticos, até outros equipamentos espalhados pelo mundo, conectados entre si. A IoT é, então, a conexão entre todas as máquinas e dispositivos que buscam otimizar a vida das pessoas e empresas.
Segundo uma pesquisa realizada pela Tech Pro Research, cerca de 67% das empresas em todo o mundo encontram-se atualmente a utilizar dispositivos da IoT, ou pretendem fazê-lo em breve.
A IoT permite a comunicação entre dispositivos, normalmente designada por Machine-to-Machine (M2M). Com isto, dispositivos físicos poderão comunicar com pessoas e transmitir a sua localização ou alguma falha que possa surgir. Ao integrar a conectividade de internet sem fios e M2M, a tecnologia é capaz de fornecer às empresas dados importantes, como por exemplo como e porque é que a tecnologia está a ser utilizada.
A Internet of Things irá impulsionar também o uso de “Platform as a Service” (PaaS). Segundo a Gartner, estima-se que em 2020 mais de 50% das novas aplicações desenvolvidas em PaaS estarão centradas na Internet das Coisas, o que irá gerar uma disrupção das práticas convencionais usualmente utilizadas.
A Internet das Coisas obriga a que cada vez mais as empresas estejam orientadas para a tecnologia, incorporando dispositivos em todos os processos, e tornando a tecnologia existente em tecnologia inteligente.
A IoT isto faz com que cada vez mais, os comuns objetos que utilizamos diariamente passem a satisfazer ainda mais as nossas necessidades, mesmo que ainda nem as tenhamos identificado. Já existe atualmente um frigorífico que, em caso de aproximação do prazo de validade dos alimentos, emite um alerta.
Em termos empresariais, a IoT é útil no controlo de stock, transporte e localização, segurança, conservação de energia, entre outros. A recolha de dados de consumo dos utilizadores permitirá às empresas adaptar a produção e o desenvolvimento de produtos às exigências do mercado e dos consumidores.
Com a Internet of Things, a logística irá alcançar níveis mais elevados de eficiência operacional, uma vez que esta tecnologia passa a conectar em tempo real todas as encomendas transportadas. No transporte de cargas, a monitorização e rastreamento dessas encomendas torna-se mais rápida, mais precisa e mais segura.
Na produção, também irão ocorrer mudanças significativas. Mudanças na cadeia de fornecimento e no chão da fábrica permitirão um aumento da eficiência das unidades industriais.
Com o IoT torna-se possível interligar fornecedores, linhas de produção, inventários, logística, contas a pagar e a receber e serviços de manutenção. Além disso, no chão da fábrica, poderá conectar máquinas, com interfaces mais intuitivas, que facilitarão a sua programação, permitindo o controlo à distância do processo produtivo.
✔ Informações precisas: Se anteriormente eram utilizados GPS para rastrear todos os movimentos dos camiões de transporte de cargas, atualmente este rastreamento é feito através da introdução de um sensor de monitorização que permite rastrear tanto a sua localização, como outros fatores (velocidade, frotas).
✔ Dados em tempo real: Os dados fornecidos por esta aplicação em tempo real permitem analisar o comportamento dos consumidores e as suas preferências, que podem ser utilizadas para analisar o feedback dos clientes de forma rápida e eficiente.
✔ Redução de custos: Uma vez que, com a IoT, todos os dispositivos são interligados, se um determinado produto falhar, o departamento de vendas poderá alertar o departamento de produção e sugerir mudanças.
✔ Aumento da eficiência: Com a IoT, as empresas podem controlar em tempo real os equipamentos, procedimentos e funcionários. Isto permite-lhe reduzir perdas, aumentar a produtividade e segurança, assim como assegurar o ciclo de vida dos produtos.
Escrito por:
Openlimits