Junho 06, 2017
Conheça algumas das melhorias que a Internet of Things pode exercer na Indústria Têxtil.
TweetA tecnologia e o ritmo alucinante a que tem evoluído, trouxe uma nova realidade: a Indústria 4.0. Tendências como o Cloud Computing, a Big Data ou a Internet of Things, oferecem aos gestores industriais possibilidades nunca antes vistas, de aumento de produtividade, diferenciação da oferta e controlo de cada processo que ocorre na fábrica.
De todas as tendências, a IoT (Internet of Things) é particularmente interessante, sendo o termo utilizado para definir a rede na qual qualquer tipo de aparelho ou objeto é conectado ao mundo virtual através da internet, havendo troca de informação de modo bilateral entre máquinas.
Quando associado à indústria, o conceito atrás designa-se Industrial Internet of Things (IIoT), tendo surgido com o uso da ethernet no chão da fábrica ao nível dos sensores e tecnologias com endereços de IP que conjugavam a tecnologia de informação (TI) com a tecnologia operacional (TO).
A IIoT, torna possível conectar todas as informações de cada processo que ocorre numa unidade industrial, provenientes de máquinas, produtos, serviços, sistemas ou pessoas. Através da análise destas informação é possível obter uma produção mais eficiente, aumento de produtividade e excelência operacional. Segundo um estudo realizado pela TCS, os gestores industriais que utilizam soluções de IIoT viram um aumento nas receitas de 28,5%, entre 2013 e 2014.
Recorrendo às mais recentes tecnologias de IoT e dispositivos de sensing instalados em chão de fábrica ao longo do processo produtivo, a Openlimits implementou um Sistema de Monitorização contínua em Just-in-Time nas linhas de produção de uma empresa líder na indústria de confeções.
O controlo das ordens de fabrico e de todas as operações em curso é realizado através de um Dashboard Web, com a informação crítica apresentada em tempo real. Estes dados são comunicados diretamente dos dispositivos de sensing no chão de fábrica, que estão conectados a uma rede wireless fabril e possuem um interface numérico e leitor de etiquetas com código de barras que identifica as ordens de fabrico em curso.
Partindo desta plataforma integrada de monitorização baseada em IoT, a Openlimits implementou um sistema de Manufacturing integrado que envolveu a parametrização da Produção, a modelação da Execução e a Análise de Produção. A implementação deste sistema constituiu também um passo crítico para potenciais desenvolvimentos de otimizações ao nível de “Supply Chain Management”.
Em detalhe, o Sistema implementado pela Openlimits dá resposta aos seguintes requisitos da Produção:
Parametrização da Produção:
Modelação da Execução:
Análise da Produção:
A nova revolução industrial está a transformar por completo o setor secundário e a IIoT é uma das tendências tecnológicas. A experiência e conhecimento da equipa técnica Openlimits garante a harmonia de todos os componentes TIC na sua organização, num conjunto que se estende aos sistemas ciberfísicos, às redes de comunicações, virtualização e simulação, digitalização, eficiência energética e ambiental, inteligência artificial, smart & new materials, aplicáveis nos mais variados setores e atividades.
Escrito por:
Openlimits