Março 18, 2019
Conheça 3 maneiras de reduzir custos na sua empresa.
TweetA inovação, sucesso e crescimento de uma organização depende muito do investimento interno e externo desta. No entanto, nem todas as entidades têm volumes de negócios compatíveis com as mudanças desejadas, nomeadamente em Portugal, país dominado por pequenas e médias empresas (PME). Desta maneira, a gestão de recursos tornou-se uma necessidade, bem como uma maneira de conseguir redução de custos.
Para uma implementação rigorosa e que cumpra os objetivos desejados, esta redução necessita de ser planeada, comunicada a todos os colaboradores e acompanhada ao longo de todo o processo, garantindo assim o bom funcionamento da mesma. É um processo longo e os resultados significativos não irão aparecer aquando a sua iniciação, no entanto, a longo-prazo irão atender às necessidades.
O planeamento da estratégia de redução de custos tem de estar enquadrado com o funcionamento normal laboral e toda a empresa tem de estar em concordância e agir perante o mesmo. Devem também ser definidas metas e objetivos a cumprir de acordo com o espaço de tempo disponível.
Para muitas empresas, os maiores gastos vêm associados à compra de materiais necessários à sua atividade laboral. É necessário gerir esta área de acordo com a produção e produto final para venda, perceber se houve perda de matéria-prima, como evitá-la e otimizar o processo, evitando assim o desperdício.
A tecnologia tem evoluído cada vez mais e penetrou-se na atividade empresarial, sendo que, muitas entidades já não conseguem viver sem a mesma. O investimento e renovação da tecnologia tem sido uma prática comum, uma vez que é necessário atualizar os dispositivos com funções mais recentes e adquirir novas máquinas mais capazes. No entanto, é necessário analisar a relação custo-benefício de maneira a perceber se este investimento é do interesse da empresa.
A criação e implementação de softwares tem sido um meio de máxima rentabilização, pois apesar de ser alvo de um investimento inicial, vem facilitar a componente humana e toda a sua ação, nomeadamente planeamento e estratégia. Além disto, permite um seguimento muito mais preciso do trabalho e um registo mais acessível de toda a atividade por realizar e concretizada.
É necessário perceber se a relação com os fornecedores está a trazer vantagens para a empresa ou não, uma vez que este tipo de ligação deve ser bilateral e de benefício mútuo. Se assim não for, é necessário repensá-la e procurar alternativas melhores.
A análise de toda a atividade laboral deve ser uma prioridade para perceber se esta pode ser otimizada ou, até mesmo, realizada por entidades exteriores pertencentes à indústria transformadora, em formato de outsourcing. Muitas das vezes, o espaço e custo de produção associado a um material não compensa o fabrico próprio e acaba por ser mais barato contratar empresas terceiras para tal.
Primeiramente, a redução de custos pode pressupor um investimento - como no caso da aquisição de novos dispositivos tecnológicos - no entanto, se esta for bem gerida, o seu retorno é inevitável, trazendo consigo algumas vantagens.
Na Openlimits aconselhamos sobre a solução ideal para si e para a sua empresa, tendo em conta os seus desafios específicos. Adaptamos todo o processo para atender às necessidades e objetivos desejados otimizando a sua atividade e alcançando o sucesso. Contacte-nos e comece já a reduzir os custos da sua empresa.
Escrito por:
Openlimits
Fevereiro 14, 2018
Descubra 7 maneiras para reduzir custos na sua empresa e implementar uma estratégia de redução e otimização de custos na sua organização com sucesso.
TweetTendo em conta a competitividade dos mercados e a conjuntura da economia atual, torna-se imprescindível para todas empresas, uma gestão consciente e eficaz de todos os seus recursos, em particular os recursos financeiros.
Assim, é fundamental que cada empresa consiga definir quais são os custos core e os custos non core. Desta forma, vai ser capaz de perceber fontes de desperdício de recursos, otimizar os custos non core e investir nos core.
Os custos core revelam ser aqueles que estão mais diretamente relacionados com a oferta da empresa, ou seja, todos aqueles relacionados com o processo de produção e, por este motivo, os gestores estão muito mais familiarizados com eles. No entanto, existem muitos outros custos (non core) que nem sempre são levados em consideração e, por essa razão, traduzem-se em custos mal geridos, uma vez que não são centrais para a atividade empresarial, nem geram valor acrescentado, prejudicando financeiramente a empresa. Deste modo, torna-se essencial otimizar estes custos.
Saiba como ter êxito na implementação de uma estratégia de redução e otimização de custos na sua organização.
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Openlimits