Fevereiro 09, 2017
Descubra a importância de uma boa gestão das infraestruturas tecnológicas e as principais vantagens para as empresas.
TweetA escala das infraestruturas tecnológicas tem vindo a ser alterada na última década. Muitas empresas que antes apenas tinham uma quantidade pequena de servidores, hoje têm extensos data centers com servidores sofisticados. O armazenamento de redes era praticamente inexistente nas empresas dos anos 90, mas hoje consome vários milhares de euros em grandes organizações na área das tecnologias.
Há várias boas razões para esta expansão. As infraestruturas tecnológicas são a base que permite a existência de aplicações relacionadas com processos transacionais, tratamento de informação de clientes que fornece insights de mercado ou o suporte de ferramentas analíticas que ajudam os gestores a tomar decisões e comunicar em organizações complexas. De facto, as infraestruturas possibilitaram o crescimento e o aumento da produtividade nos últimos anos.
Apesar disto, alguns gestores ainda pensam nas infraestruturas tecnológicas como uma comodidade. Isto é um erro. Embora alguns componentes como servidores e armazenamento tenham passado a ter, muitas vezes, este estatuto. Ainda assim, as escolhas acertadas para a infraestrutura tecnológica de uma empresa são uma fonte de valor acrescentado para a organização.
Há grandes evidências que a utilização criativa das infraestruturas tem ajudado empresas líder a tornarem-se mais eficientes, bem como a redefinir os modelos de negócio e a melhorar a experiência do cliente. As fontes de valor de uma escolha acertada das infraestruturas tecnológicas são inúmeras:
Algumas empresas na área dos Seguros no Reino Unido e nos Estados Unidos utilizam dispositivos GPS e sensores para obter a velocidade do carro e, até, os estragos no veículo. Na indústria, a utilização de etiquetas com identificação via frequência rádio (RFID) fornecem dados sobre o percurso dos bens ao longo da cadeia de abastecimento, contribuindo para uma melhor gestão do inventário. Nos dois casos mencionados, a infraestrutura tecnológica é indispensável para gerir os sensores e outros dispositivos necessários para recolher informação de modo preciso e sem grandes custos associados.
As empresas farmacêuticas e industriais têm implementado redes de computação de baixo custo que possibilitam desenvolver e testar substâncias e criar produtos que seriam inconcebíveis há uma década.
As interações com os clientes têm-se dispersado por novos canais. Assim, é necessário que as empresas estejam atentas a novos pontos de contacto com os clientes e estejam preparadas para alterar e reorganizar o modo como os consumidores entram em contacto com a marca. Apenas uma empresa com infraestrutura tecnológica que possibilite grande flexibilidade – como o acesso a dados em tempo real ou com acesso a plataformas Business Intelligence – consegue fornecer uma boa experiência ao cliente, antes dos demais concorrentes, de modo inovador e eficaz.
Atualmente, a maioria dos colaboradores das empresas, como gestores, vendedores ou técnicos, fazem grande parte do seu trabalho à frente de um computador. As organizações devem fornecer as tecnologias apropriadas para o bom desempenho dos colaboradores, de modo a que os dispositivos consigam potenciar o trabalho destes profissionais.
As infraestruturas são uma parte fulcral da empresa, que não deve ser colocada em segundo plano. Quando uma empresa aposta em boas infraestruturas, a produtividade dos colaboradores aumenta e cria-se a possibilidade de recolher dados em tempo real, que ajudam a tornar a organização mais flexível.
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Escrito por:
Openlimits