Casos de Sucesso

Sistema de Inventário Permanente: O Caso de Sucesso Beiragel

Outubro 19, 2016

Conheça o Sistema de Inventário Permanente (SIP) e descubra como a Openlimits ajudou a Beiragel a implementar este Sistema de modo simples e consistente.

O Decreto-Lei n.º 98/2015, de 2 de Junho, efetuou um conjunto de alterações ao DL 158/2009, de 13 de julho, que aprovou o Sistema de Normalização Contabilística. Na sequência destas alterações, designadamente ao artigo 12º, foi significativamente alargado o universo de empresas obrigadas a inventário permanente a partir de 1 de janeiro de 2016.

Conheça o Sistema de Inventário Permanente (SIP) e descubra como a Openlimits ajudou a Beiragel a implementar este Sistema Contabilístico de modo simples e consistente, através da informatização da contabilidade geral.

 

I - O Sistema de Inventário Permanente

O que é o Sistema de Inventário Permanente?

No sistema de inventário Permanente, a conta compras deverá estar sempre saldada e devem ser relevados e apresentados todos os meses na contabilidade os valores dos inventários de mercadorias, matérias-primas, subsidiárias e de consumo, produtos acabados e intermédios, produtos e trabalhos em curso e subprodutos, desperdícios e resíduos, assim como os consumos de mercadorias e matérias-primas e variações dos inventários da produção.

Deste modo, é feito o controlo contínuo da entrada e saída de mercadorias em quantidades e valores, o que torna possível saber a qualquer momento o estado dos stocks e do custo das mercadorias vendidas.

 

Quais os termos de contabilização do Sistema de Inventário Permanente?

Os termos de contabilização dos inventários são os seguintes:

  • Proceder às contagens físicas dos inventários com referência ao final do período, ou, ao longo do período, de forma rotativa, de modo a que cada bem seja contado, pelo menos, uma vez em cada período.
  • Identificar os bens quanto à sua natureza, quantidade e custos unitários e globais, por forma a permitir a verificação, a todo o momento, da correspondência entre as contagens físicas e os respetivos registos contabilísticos.

 

Que entidades estão obrigadas a utilizar o Sistema de Inventário Permanente?

Empresas que ultrapassem 2 dos 3 critérios seguintes:

  • 350 000€ de balanço
  • 700 000€ de vendas líquidas
  • 10 empregados

 

Que entidades estão dispensadas deste tipo de Sistema de Inventário?

As empresas classificadas como Microentidades ficam dispensadas desta obrigatoriedade bem como as entidades que prossigam as atividades de:

  • Agricultura, produção animal, apicultura e caça;
  • Silvicultura e exploração florestal
  • Indústria piscatória e aquicultura
  • Pontos de venda a retalho que, no seu conjunto não apresentem, no período de um exercício, vendas superiores a 300.000 nem a 10% das vendas globais da respetiva entidade.
  • Prestação de serviços, considerando-se como tais as que apresentem, no período de um exercício, um custo das mercadorias vendidas e das matérias consumidas que não exceda 300.000€ nem 20% dos respetivos custos operacionais.

 

Para mais informações poderá consultar o Decreto-Lei n.º 98/2015.

 

  

II – O Caso de Sucesso Beiragel

Fundada em 1985, a Beiragel dedica-se ao comércio e transformação de produtos alimentares congelados. A empresa tem uma estrutura física para armazenamento e indústria numa área de 2500m2, com uma capacidade de frio de cerca de 2000 toneladas para armazenamento e uma capacidade de produção de 3000 Kg/hora, sendo a distribuição feita através de viaturas devidamente equipadas.

- O Desafio

Com a obrigatoriedade legal, segundo o Decreto-Lei nº 98/2015, das empresas apresentarem sistema de inventário permanente, a Beiragel sentiu a necessidade de assegurar este sistema de modo automatizado.

- A solução

Face à necessidade do cliente, a Openlimits desenvolveu uma solução que permite automatizar os registos associados ao sistema de inventário permanente. A solução possibilitou a sistematização das tabelas de registo no ERP, associadas a compras, vendas e inventário.

- Os resultados

A resposta apresentada pela Openlimits permitiu a informatização da contabilidade geral para que, a qualquer momento, seja possível dar resposta à exigência legal de sistema de inventário permanente. Houve ainda um aumento de eficiência, já que, ao automatizar alguns processos associados à contabilidade, os mesmos passaram a ser menos morosos e mais simples.   

 

 

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Escrito por:
Openlimits

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