Outubro 19, 2016
Conheça o Sistema de Inventário Permanente (SIP) e descubra como a Openlimits ajudou a Beiragel a implementar este Sistema de modo simples e consistente.
TweetO Decreto-Lei n.º 98/2015, de 2 de Junho, efetuou um conjunto de alterações ao DL 158/2009, de 13 de julho, que aprovou o Sistema de Normalização Contabilística. Na sequência destas alterações, designadamente ao artigo 12º, foi significativamente alargado o universo de empresas obrigadas a inventário permanente a partir de 1 de janeiro de 2016.
Conheça o Sistema de Inventário Permanente (SIP) e descubra como a Openlimits ajudou a Beiragel a implementar este Sistema Contabilístico de modo simples e consistente, através da informatização da contabilidade geral.
O que é o Sistema de Inventário Permanente?
No sistema de inventário Permanente, a conta compras deverá estar sempre saldada e devem ser relevados e apresentados todos os meses na contabilidade os valores dos inventários de mercadorias, matérias-primas, subsidiárias e de consumo, produtos acabados e intermédios, produtos e trabalhos em curso e subprodutos, desperdícios e resíduos, assim como os consumos de mercadorias e matérias-primas e variações dos inventários da produção.
Deste modo, é feito o controlo contínuo da entrada e saída de mercadorias em quantidades e valores, o que torna possível saber a qualquer momento o estado dos stocks e do custo das mercadorias vendidas.
Quais os termos de contabilização do Sistema de Inventário Permanente?
Os termos de contabilização dos inventários são os seguintes:
Que entidades estão obrigadas a utilizar o Sistema de Inventário Permanente?
Empresas que ultrapassem 2 dos 3 critérios seguintes:
Que entidades estão dispensadas deste tipo de Sistema de Inventário?
As empresas classificadas como Microentidades ficam dispensadas desta obrigatoriedade bem como as entidades que prossigam as atividades de:
Para mais informações poderá consultar o Decreto-Lei n.º 98/2015.
Fundada em 1985, a Beiragel dedica-se ao comércio e transformação de produtos alimentares congelados. A empresa tem uma estrutura física para armazenamento e indústria numa área de 2500m2, com uma capacidade de frio de cerca de 2000 toneladas para armazenamento e uma capacidade de produção de 3000 Kg/hora, sendo a distribuição feita através de viaturas devidamente equipadas.
- O Desafio
Com a obrigatoriedade legal, segundo o Decreto-Lei nº 98/2015, das empresas apresentarem sistema de inventário permanente, a Beiragel sentiu a necessidade de assegurar este sistema de modo automatizado.
- A solução
Face à necessidade do cliente, a Openlimits desenvolveu uma solução que permite automatizar os registos associados ao sistema de inventário permanente. A solução possibilitou a sistematização das tabelas de registo no ERP, associadas a compras, vendas e inventário.
- Os resultados
A resposta apresentada pela Openlimits permitiu a informatização da contabilidade geral para que, a qualquer momento, seja possível dar resposta à exigência legal de sistema de inventário permanente. Houve ainda um aumento de eficiência, já que, ao automatizar alguns processos associados à contabilidade, os mesmos passaram a ser menos morosos e mais simples.
Escrito por:
Openlimits