Setembro 17, 2016
Conheça os riscos e as oportunidades da Internet of Things.
TweetTodos os dias acontecem novos ciberataques e roubo de dados e informações de utilizadores espalhados pelo mundo. Particularmente, as empresas tornam-se um alvo preferencial de roubo de informações, muitas vezes privadas e cruciais para a continuação da atividade.
A hiperconectividade, ou seja, o facto de cada vez mais utilizadores estarem constantemente ligados às suas contas online, faz com que todas as informações estejam ao dispor dos hackers. Assim, torna-se crucial a segurança da rede e dos diferentes dispositivos, de modo a evitar roubo de dados.
A Internet of Things (IoT) está a transformar o modo como interagimos com produtos e serviços. Torna-se agora possível, por exemplo, inserir sensores em vários objetos ou máquinas que acompanham e compartilham informações, permitindo que sejam os próprios sensores a perceber que otimizações podem executar para garantir a melhor performance da máquina – mesmo sem qualquer interação humana.
Agora é possível, à distância do clique de um smartphone, controlar o aquecimento, a segurança ou os sistemas de entretenimento de uma casa, mesmo a kilómetros de distância. Num prazo mais alargado, é esperado que os carros autónomos sejam cada vez mais comuns, que as cidades captem informações de big data para fazer um planeamento urbano mais inteligente e ágil e que os sensores e circuitos requeridos para o atual funcionamento da IoT numa fábrica, atualmente dispendiosos, se tornem mais baratos graças à crescente disponibilidade de impressão 3D.
Para as empresas, a grande quantidade de informações geradas pela IoT representa uma oportunidade para melhorar a experiência do cliente e aprofundar a relação estabelecida entre a marca e o mesmo.
Com o crescimento da tendência tecnológica da IoT, surgem novos riscos de segurança que necessitam de ser prevenidos. Caso um objeto inteligente, capaz de comunicar e enviar dados para outras máquinas, seja roubado por alguém com más intenções, ficamos perante uma situação que pode causar malefícios a várias pessoas ou empresas – uma visão alarmante se pensarmos em carros autónomos, por exemplo.
A privacidade e proteção de dados pode também ficar em risco uma vez que os dispositivos IoT tornam mais fácil a monitorização de dados de empresas e indivíduos, caso não sejam usados de modo seguro.
O cloud computing representa um enorme potencial para qualquer empresa e possibilita a utilização de dispositivos IoT. No entanto, a importância de investir em segurança torna-se acrescida, já que as empresas se tornam mais vulneráveis a roubo de dados.
Apesar da grande possibilidade de recolha de dados sobre máquinas, e não só, que a IoT proporciona, também significa que as empresas têm de aumentar a segurança e incluir todos os dispositivos com conexão à internet na gestão de risco e segurança.
Segundo a Ernst&Young, algumas das questões a fazer acerca da segurança da sua empresa são:
Na era da revolução digital, é crucial assegurar a proteção de dados e a total segurança da empresa em todos os domínios. As empresas devem começar a encarar a digitalização enquanto potenciadora de negócio, mas também estar despertas para os perigos da mesma, e proteger-se antes de algum incidente acontecer.
Escrito por:
Openlimits